Startups: A vassoura que dispensa a pá

Em 1995 a Procter & Gamble resolveu fazer uma pesquisa e acompanhar o consumidor e em um desses momentos o consultor entrevistava uma senhora na cozinha de sua casa:

– O que a senhora acha dos aspiradores de pó atuais?

– Excelentes

– A senhora tem alguma sugestão para melhorá-los?

– Não, estou muito satisfeita e … um minutinho só por favor.

Parou a entrevista porque avistou alguns grãos de café no chão da cozinha. Pegou uma vassoura e uma e recolheu do chão e voltou para a conversa:

– Desculpe. Onde Paramos?

O consultor entranhando tudo aquilo, se ela estava satisfeita com os aspiradores mas não usou o seu para limpar o chão, que estranho, e então perguntou:

– Por que a senhora não usou o seu aspirador para limpar a sujeira?

– Ah, para essa sujeirinha à toa? Bobagem. Para que pegar aquela aspirador pesado, desenrolar o fio, ligar na tomada? Não tem necessidade.

swifferE chegaram a conclusão de em vez de criar um aspirador mais moderno a P&G de construir algo mais fácil que a vassoura e a pá.

E assim foi criado um dos produtos de sucesso de todos os tempo o Swiffer uma espécie de vassoura que dispensa a .

A observação é uma habilidade fundamental para o empreendedor no dia a dia, antes de propor uma solução para o problema do seu cliente/usuário, observe-o em suas atividades e veja como ele já faz para resolver o problema. Daí vira o grande aprendizado para propor algo mais eficiente, econômico, … para ele.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>